Café Audiofilia


quinta-feira, 1 de julho de 2010

Compactrons! Enormes esquecidas.

Valeu Aldovan,
As compactrons são mesmo grandes opções para o hobista amador. Eu devo ter um saco delas porraqui.
Claro que já se foi o tempo em que se achava esse tipo de válvula às pencas nos lixos e nos sacos dos sonhos das lojas retalhistas de São Paulo. Os soquetes para elas sempre foram muito mais difíceis de se achar, e a sua raridade constituiu o motivo principal da falta de incentivo para o emprego das compactrons em projetos de áudio amador.
Mas pensar na oferta em termos regionais é um sinal ultrapassado pelos tempos, já que hoje a oferta se dá no âmbito mundial, embora as encrespações de governos tacanhos e a logistica capenga ainda comunguem contra um mercado realmente globalizado ao (baixo?) nível do populacho.
A revista japonesa MJ mostra sempre na frente as tendências e as possibilidades em valvulados, e nas páginas desse conceituado magazine também sempre houve espaço para projetos utilizando compactrons.
Bela iniciativa para construir algo realmente diferente da mesmice que ocupa as mentes sem a opção do conhecimento.

Big abraço,
Rui Fernando

Amigos, Como experimentador, eu estou sempre testando válvulas audiófilas e válvulas alternativas, tais como válvulas de TV e de transmissão, nos meus projetos.E ultimamente tenho usado muito as válvulas de TV, em especial as compactrons, que são excelentes e baratas...O amplificador com a 6JD5 ficou excelente, o som ficou excepcional, nada deve às melhores válvulas de áudio. A potência ficou boa, acredito que cerca de 15W.Inicialmente eu tinha problemas com a pequena excursão de placa da 6JD5, mas resolvi isso com um circuito um pouco diferente, que faz com que a 6JD5 tenha grande ganho de corrente, de modo que no final, a potência ficou boa.Agora estou pesquisando outra compactron, a 6FJ7, um duplo triodo, em que temos um triodo com ganho similar a uma 12AU7 e outro de potência, com ganho bom, para usar na saída, e resistência de placa baixa, cerca de 2K, o que facilita o design do transformador de saída, que será de cerca de 5K.Ou seja, com apenas uma compactron, você monta um canal de um amplificador single ended de cerca de 3W de saída...com duas você monta um canal de um amplificador push-pull, com phase-splitter e tudo mais...Essa 6FJ7 é encontrada nos EUA por apenas 1 dólar, ou seja...menos que um transistor...
Procurando sobre as compactrons, achei essa página interessante:
http://www.junkbox.com/electronics/CompactronTubesIndex.shtml
Alguns projetos:
http://www.angelfire.com/vt/audio/compactron.html
http://diyaudioprojects.blogspot.com/2008/09/ultra-linear-6t9-diy-tube-amplifier.html
Ao contrário do que o autor do primeiro projeto diz, é possível fazer um amplificador com qualidade similar a um projeto com 300B ou 2A3, basta usar uma compactron com boas características e caprichar no projeto... Em áudio DIY tudo é possível...
Um abraço,
Aldovan Rosso